Miniatura

Descrição
Lia de Itamaracá, Bongar, Percorafa, Maracatu Luanda, Côco de Umbigada e o Afoxé Alafin Oyó animaram a festa de lançamento do programa Cultura no Ponto, que aconteceu na Concha Acústica da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), no último sábado (15). Representantes de vários Pontos de Cultura e admiradores da cultura popular compareceram ao evento para prestigiar a conquista do espaço cedido na grande mídia para veiculação do material produzido pelos Pontos de Cultura do estado.
O projeto, desenvolvido pelo Pontão de Cultura da UFPE, tem o intuito de difundir a intensa pluralidade cultural e de preservar a identidade artística de Pernambuco. A iniciativa do Pontão tem o apoio dos Pontos de Cultura e da Fundarpe e pretende dar visibilidade à programação cultural e produtos dos Pontos.
O programa, que tem duração de meia hora, é mensal e vai ao ar na TVU, canal 11, às 18h30 do domingo. O nome e o formato foram decididos coletivamente e de maneira democrática após algumas reuniões em que estavam presentes representantes dos Pontos e da supervisão e coordenação do projeto. Os dois apresentadores e seis repórteres foram retirados dos próprios Pontos, após criteriosa seleção.
O diretor do CUCA-PE, Eduardo Lima, 28, explica que o Cultura no Ponto é dividido em 3 blocos de nove minutos, onde serão exibidos pequenos vídeos de dois a três minutos produzidos pelos Pontos. “Dessa forma, além de disponibilizar para toda a população o que está sendo produzido nas comunidades, os integrantes dos Pontos tendem a se capacitar para produzir material audiovisual de qualidade”, afirma Eduardo.
O primeiro programa, exibido ontem (16), definiu e mostrou a importância dos Pontos de Cultura, apresentou o objetivo do Cultura Viva, exibiu depoimentos do ministro Gilberto Gil, do presidente Lula e de pessoas que contribuem para a produção cultural do País. Fez, ainda, a apresentação do TEIA, Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, mostrando a necessidade de unir cultura, educação e comunicação e falou do programa Ponto Brasil, que deve estrear no início de 2008 na TV Brasil. e que, possivelmente, irá trocar material com o Cultura no Ponto. O projeto Células Culturais, da Fundarpe, foi também lembrado na edição.
A partir de fevereiro, além de ser exibido na TV Universitária, o Cultura no Ponto terá um espaço nas rádios AM e FM. Espaços para a difusão da efervescente produção cultural estão sendo abertos. Cabe agora à sociedade valorizar ou desperdiçar essa tentativa de resgatar as nossas origens.
Sistema de Origem
Iteia
Autor/a
Descrição
Eng. Eletrônico, Comunicador Popular, Músico nas horas vagas
Coletivo
subtitulo
Festa na Concha da UFPE celebra nova conquista para os Pontos de Cultura do estado
assinatura
Danielle Olivera
foto_credito
Flávio Gusmão
foto_legenda
Pontos de Cultura se apresentaram durante festa de lançamento
home
1
secao
0
Usuário/a
Alan Tygel




