Descrição
Na noite da quinta-feira (20), a abertura da exposição em homenagem ao centenário de Mestre Vitalino na décima primeira edição da Festa da Estação, em Gravatá, contou com a presença de Luciana Azevedo, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e do prefeito do município, Ozano Brito, além de secretários municipais.
Instalada numa casa de barro, replicando as casas do Alto do Moura, a exposição conta com 109 obras produzidas por artesãos do Alto do Moura - local escolhido pelo mestre para morar e difundir sua obra - e representa a ordem cronológica de vida e obra de Vitalino. Réplicas de suas principais obras e peças do acervo do Museu do Barro de Caruaru (Mubac) também fazem parte da exposição, além de peças produzidas pelos filhos de Vitalino, algumas raras, como a obra de sua filha.
'Esta exposição já passou por Caruaru e por Garanhuns, durante o Festival de Inverno. Esperamos poder levá-la para outras cidades ainda este ano', destacou Amélia Campelo, gestora do Museu do Barro e responsável pela exposição.
Na ocasião, o grupo pôde ainda visitar a Sala Multimídia, que funciona no mesmo espaço, com mapa interativo sensível ao toque, representativo das 12 regiões de desenvolvimento do Estado. A Sala Multimídia recebe uma média de 600 visitas diárias, especialmente de escolas municipais das zonas urbana e rural de Gravatá.
Até esta sexta-feira (21), o público pode ainda conferir o Museu Itinerante, no mesmo espaço, no horário das 9h às 12h e das 14h às 18h. O Museu Itinerante conta parte da História do Museu do Estado (Mepe)com reproduções de dez obras deste equipamento cultural, que é vinculado à Fundarpe.
O espaço das exposições fica na Av. Joaquim Didier, 261.
Sistema de Origem
PENC
Autor/a
Descrição
Eng. Eletrônico, Comunicador Popular, Músico nas horas vagas
Coletivo
subtitulo
Homenagem ao centenário de Mestre Vitalino fica aberta ao público até sábado (22)
assinatura
Mariana Reis
home
0
secao
0
Usuário/a
Alan Tygel




