Miniatura

Descrição
Teve início na manhã de hoje (12/6) o Conexões Ibram em Pernambuco, o evento itinerante do Instituto Brasileiro de Museus que visa articular e efetivar as políticas voltadas à Rede de Museus do Estado, e apresentar o projeto de legado cultural para os museus, no qual a iniciativa está inserida. Em Pernambuco, o Conexões Ibram está sendo realizado no Recife até a próxima sexta-feira (15/6), na Fundação Joaquim Nabuco do Derby e abrange também a realização do Fórum Estadual de Museus de Pernambuco.
Segundo Cícero de Almeida, coordenador de Patrimônio Museológico do Ibram e representante do presidente do instituto no evento, o Conexões pretende estreitar os laços com os museus e articular as possibilidades de políticas públicas para o setor. Outro propósito do Conexões Ibram em Pernambuco é articular a viabilização de duas emendas do parlamentar Pedro Eugênio (PT-PE) juntos aos museus da Região Metropolitana do Recife. “Motivado pela necessidade de estruturação dos nossos museus propus duas emendas, uma individual e outra de bancada, para contribuir com a modernização dos museus do Estado diante dos megaeventos esportivos”, esclareceu o deputado, acrescentando que, com as emendas, os museus têm garantido quase R$ 30 milhões para execução dos projetos que são objetos da emenda de bancada. Já a emenda individual repassa R$ 1 milhão para o Museu do Estado e Museu da Abolição.
Para Ena Colnago, coordenadora de difusão e desenvolvimento de parceria do departamento difusão, fomento e economia dos museus, “Recife, excepcionalmente, se diferencia devido às emendas parlamentares que colaboram com o projeto de legado cultural para o setor museal”. Segundo a coordenadora, cada museu atendido pelo projeto deverá enviar um levantamento de suas demandas para que as ações de modernização, por exemplo, sejam viabilizadas. “O ponto forte do Recife será a atualização tecnológica dos equipamentos”, reforça Ena.
Acordo de cooperação
O Governo do Estado, através da Fundarpe, e o Ibram assinaram durante a abertura do evento o acordo de cooperação técnica que prevê a integração de competências e de recursos institucionais para o desenvolvimento de ações conjuntas e coordenadas, com o fim de contribuir para o reconhecimento, fortalecimento, difusão, fomento e incentivo do setor museal em Pernambuco.
Assinaram o acordo Severino Pessoa, presidente da Fundarpe, e Cícero de Almeida, coordenador de Patrimônio Museológico do Ibram, selando o compromisso das instituições na promoção dos museus no estado. “Precisamos nos esforçar para colocar os museus no lugar que eles merecem, um espaço onde nos reconhecemos e nos formamos”, enfatizou Severino Pessoa. Além deles, estavam presentes na mesa de abertura Célio Pontes, diretor de Gestão de Equipamentos da Fundarpe, Regina Batista, vice-presidente do Fórum de Museus de Pernambuco, e Maria Fernanda Pinheiro, museóloga da Fundaj.
Sistema de Origem
PENC
Autor/a
Descrição
Eng. Eletrônico, Comunicador Popular, Músico nas horas vagas
Coletivo
subtitulo
Durante solenidade de abertura, Fundarpe e Ibram assinam acordo de cooperação para fortalecimento do setor museal
foto_credito
Costa Neto
home
1
secao
0
Usuário/a
Alan Tygel




